quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O CORTIÇO, de Aluísio Azevedo - Trecho/ questões/ gabarito

O CORTIÇO
Aluísio Azevedo

(...)
     Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho. Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas brasileiras. Um carroção de lixo entrou com grande barulho de rodas na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo carroceiro contra o burro.
     E, durante muito tempo, fez-se um vaivém de mercadores. Apareceram os tabuleiros de carne fresca e outros de tripas e fatos de boi; só não vinham hortaliças, porque havia muitas hortas no cortiço. Vieram os ruidosos mascates, com as suas latas de quinquilharia, com as suas caixas de candeeiros e objetos de vidro e com seu fornecimento de caçarolas e chocolateiras, de folhas-de-flandres. Cada vendedor tinha o seu modo especial de apregoar, destacando-se o homem das sardinhas, com as cestas do peixe dependuras, à moda de balança, de um pau que ele trazia ao ombro. Nada mais foi preciso do que o seu primeiro guincho estridente e gutural para surgirem logo, como por encanto, uma enorme variedade de gatos, que vieram correndo acercar-se dele com grande familiaridade, roçando-se-lhe nas pernas arregaçadas e miando suplicantemente. O sardinheiro os afastava com o pé, enquanto vendia o seu peixe à porta das casinhas, mas os bichanos não desistiam e continuavam a implorar, arranhando os cestos que o homem cuidadosamente tapava mal servia ao freguês. Para ver-se livre por um instante dos importunos era necessário atirar para bem longe um punhado de sardinhas, sobre o qual se precipitava logo, aos pulos, o grupo de pedinchões.
     A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a “Machona”, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo. Tinha duas filhas, uma casada e separada do marido, Ana das Dores, a quem só chamavam a “das Dores”, e a outra donzela ainda, a Nenen, e mais um filho, o Agostinho, menino levado dos diabos, que gritava tanto ou melhor que a mãe. A das Dores morava em sua casinha à parte, mas toda a família habitava no cortiço.
     Ninguém ali sabia ao certo se a Machona era viúva ou desquitada; os filhos não se pareciam uns com os outros. A das Dores, sim, afirmavam que fora casada e que largara o marido para meter-se com um homem do comércio; e que este, retirando-se para a terra e não querendo soltá-la ao desamparo, deixara o sócio em seu lugar. Teria vinte e cinco anos.
     Nenen dezessete. Espigada, franzina e forte, com uma proazinha de orgulho da sua virgindade, escapando como enguia por entre os dedos dos rapazes que a queriam sem ser para casar. Engomava bem e sabia fazer roupa branca de homem com muita perfeição.
     Ao lado da Leandra foi colocar-se à sua tina a Augusta Carne-Mole, brasileira, branca, mulher de Alexandre, um mulato de quarenta anos, soldado da polícia, pernóstico, de grande bigode preto, queixo sempre escanhoado e um luxo de calças brancas engomadas e botões limpos na farda, quando estava de serviço. Também tinham filhos, mas ainda pequenos, um dos quais, a Juju, vivia na cidade com a madrinha que se encarregava dela. Esta madrinha era uma cocote de trinta mil-réis para cima, a Léonie, com sobrado na cidade. Procedência francesa.
     Alexandre, em casa, à hora do descanso, nos seus chinelos, e na sua camisa desabotoada, era muito chão com os companheiros de estalagem, conversava, ria e brincava, mas envergando o uniforme, encerando o bigode e empunhando a sua chibata, com que tinha o costume de fustigar as calças de brim, ninguém mais lhe via os dentes e então a todos falava teso e por cima do ombro. A mulher, a quem ele só dava tu quando não estava fardado, era de uma honestidade proverbial no cortiço, honestidade sem mérito, porque vinha da indolência do seu temperamento e não do arbítrio do seu caráter.

01. A descrição do amanhecer no cortiço revela que
a) os animais não tinham acesso ao local.
b) o lugar era bastante tranqüilo nas primeiras horas do dia.
c) vendedores de hortaliças eram os primeiros a chegar ao local.
d) o barulho dos mercadores e o movimento eram grandes desde cedo.

02. Qual dos personagens citados no trecho era morador do cortiço?
a) das Dores       b) Léonie         c) Nenen              d) Juju

03. As sensações privilegiadas na descrição do amanhecer no cortiço são
a) tácteis e visuais
b) visuais e auditivas
c) auditivas e olfativas
d) olfativas e tácteis

04. “A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a ‘Machona’...”, o termo em destaque tem o sentido de
a) referência       b) vontade               c) implicância             d) apelido

05. O trecho informa que Alexandre
a) era casado com Leandra, uma portuguesa.
b) vivia com uma cocote num sobrado na cidade.
c) Era um sujeito muito pedante e elegante quando estava de serviço.
d) Estava sempre sorridente e cheio de camaradagem com as pessoas do cortiço.

06. “Para ver-se livre por um instante dos importunos era necessário atirar bem longe um punhado de sardinhas”, o termo em destaque se refere
a) aos gatos     b) aos mercadores         c) aos fregueses      d) aos mascates

07. “...arranhando os cestos que o homem cuidadosamente tapava mal servia ao freguês”, a palavra em destaque no trecho foi utilizado para expressar
a) modo           b) causa              c) lugar            d) tempo

Gabarito: 01. d 02. c 03. b 04. d 05. c 06. a 07. d

25 comentários:

  1. Cris,
    Amei seu blog, pois quase sempre estamos precisando de atividades como estas e nem sempre temos tempo para elaborá-las. Parabéns e muito obrigada pela contribuição.
    Maria Elena Santos Gomes

    ResponderExcluir
  2. a resposta da 7, não seria a alternativa a, adv. de modo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio pensei a mesma coisa mas analisando esse mal significa que mal dava tempo de servir o freguês.

      Excluir
  3. Algumas lavadeiras enchiam já as suas tinas; outras estendiam nos coradouros a roupa que ficara de molho. Principiava o trabalho. Rompiam das gargantas os fados portugueses e as modinhas brasileiras. Um carroção de lixo
    entrou com grande barulho de rodas na pedra, seguido de uma algazarra medonha algaraviada pelo carroceiro contra o burro.

    ResponderExcluir
  4. Nenen dezessete. Espigada, franzina e forte, com uma proazinha de orgulho da sua virgindade
    , escapando como enguia por entre os dedos dos rapazes que a queriam sem ser para casar. Engomava bem e sabia fazer roupa branca de homem com muita perfeição.

    ResponderExcluir
  5. A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a “Machona”, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo. Tinha duas filhas
    , uma casada e separada do marido, Ana das Dores, a quem só chamavam a “das Dores”, e a outra donzela ainda, a Nenen, e mais um filho, o Agostinho, menino levado dos diabos, que gritava tanto ou melhor que a mãe.

    ResponderExcluir
  6. A mulher, a quem ele só dava tu quando não estava fardado, era de uma honestidade proverbial no cortiço, honestidade sem mérito, porque vinha da indolência
    do seu temperamento e não do arbítrio do seu caráter.

    ResponderExcluir
  7. A das Dores morava em sua casinha à parte, mas toda a família habitava no cortiço
    .

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez, parabéns pelo blog bem bolado para ajudar as pessoas..

    ResponderExcluir
  9. arranhando os cestos que o homem
    cuidadosamente tapava mal servia ao freguês”, a palavra em destaque no trecho foi utilizado para expressar?

    ResponderExcluir
  10. As sensações
    privilegiadas na descrição do amanhecer no cortiço são?

    ResponderExcluir
  11. Se tiver mais textos
    como este, exponha! Ta show de bola...

    ResponderExcluir
  12. é tão bom ler poemas
    falando sobre honestidade, né?

    ResponderExcluir
  13. Já favoritei seu blog
    aqui, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  14. Incrível as atividades
    , gostei muito! Ajuda bastante nos estudos diários

    ResponderExcluir

  15. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

    ResponderExcluir
  17. Alguém mim ajuda como essa questão
    O primeiro parágrafo do texto sugere que o cortiço e um importante personagem do romance.qual e ação praticada pelo cortiço e descrita em todo o fragmento

    ResponderExcluir
  18. Seus pnc a sete ta errada, seus fdp tmnc errei atoa sifude mais que crlhow

    ResponderExcluir