sábado, 10 de fevereiro de 2018

A Jesus Cristo Nosso Senhor, Gregório de Matos

A Jesus Cristo Nosso Senhor
 Estando o poeta para morrer
                                                         Gregório de Matos

Meu Deus, que estais pendente  em um madeiro,
Em cuja fé protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer,
Amoroso, constante, firme e inteiro:

Nesse transe, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um pai, manso, cordeiro.

Mui grande é vosso amor, e o meu delito:
Porém, por ter fim todo o pecar,
Mas não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor me salvar.


01. O eu  poético reconhece-se como um homem
a) virtuoso.             b) religioso .            c) pecador.               d) sincero.

02. A expressão “pendente de um madeiro” refere-se
a) a uma cruz.
b) ao Cristo crucificado.
c) a uma peça de madeira.
d) a um quadro da crucificação.

03. Nas duas primeiras estrofes do poema, fica claro que a voz poética busca
a) livrar-se da morte.
b) a salvação de sua alma.
c) curar-se de uma doença.
d) fugir de um inimigo.

04. No verso, “Pois vejo a minha vida anoitecer”, a figura de linguagem empregada pelo autor foi:
a) Eufemismo.              b) Metonímia.             c) Pleonasmo.             d) Paradoxo.

05. Qual das palavras abaixo não pode substituir brandura em “A brandura de um pai, manso cordeiro”?
a) Mansuetude.            b) Serenidade.            c)Suavidade.                d) Bondade.

06. O eu lírico fecha o soneto com a certeza de que será perdoado pois
a) seus pecados não foram tantos.
b) o amor de Deus é maior que seus pecados.
c) ele implorou o perdão de Deus com muita fé.
d) ele se arrependeu dos seus pecados.

07. Fazendo um jogo de contrastes, o eu lírico afirma que ao seu pecar  opõe-se
a) ”a brandura de um pai”.
b) “a santa lei de Deus”.
c) “o cordeiro de Deus”.
d) “o amor infinito de Deus”.

08. O texto acima se enquadra em que vertente poética do autor?
a) Poesia lírica.      b) Poesia sacra.       c) Poesia satírica.         d) Poesia pornográfica.




Gabarito

01.c     02.b   03.b    04.a     05.d     06.b     07.d    08.b

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

25 comentários:

  1. Nesse transe, por ser o derradeiro,
    Pois vejo a minha vida anoitecer,
    É, meu Jesus, a hora de se ver
    A brandura de um pai, manso, cordeiro.

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  2. Meu Deus, que estais pendente em um madeiro,
    Em cuja fé protesto de viver,
    Em cuja santa lei hei de morrer,
    Amoroso, constante, firme e inteiro:

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  3. Nesse transe, por ser o derradeiro,
    Pois vejo a minha vida
    anoitecer,
    É, meu Jesus, a hora de se ver
    A brandura de um pai, manso, cordeiro.

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  4. Mui grande é vosso amor
    , e o meu delito:
    Porém, por ter fim todo o pecar,
    Mas não o vosso amor, que é infinito.

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  5. Esta razão me obriga a confiar,
    Que, por mais que pequei, neste conflito
    Espero em vosso amor
    me salvar.

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  6. É, meu Jesus
    , a hora de se ver
    A brandura de um pai, manso, cordeiro.

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  7. Esta razão me obriga a confiar,
    Que, por mais que pequei, neste conflito
    Espero em vosso amor
    me salvar.

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  8. É, meu Jesus, a hora de se ver
    A brandura de um pai
    , manso, cordeiro.

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  9. Fazendo um jogo de contrastes, o eu lírico
    afirma que ao seu pecar opõe-se?

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  10. É, meu Jesus
    , a hora de se ver
    A brandura de um pai, manso, cordeiro.

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  11. Esta razão me obriga a confiar,
    Que, por mais que pequei, neste conflito
    Espero em vosso amor
    me salvar.

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  12. Já estou guardando alguns para aplicar em sala
    de aula.

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  13. Incrível as atividades
    , gostei muito! Ajuda bastante nos estudos diários!

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  14. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

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  15. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante

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  16. Seria possível colocar atividades
    relacionadas a orações subordinadas?

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  17. Deveria colocar mais questões relacionadas a adjuntos
    adverbiais.

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