sábado, 3 de fevereiro de 2018

A cada canto um grande conselheiro, Gregório de Matos

Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa – Gregório de Matos

A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um bem frequente olheiro,
Que a vida do vizinho e da vizinha
Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha,
Para levar à praça e ao terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,
Trazidos pelos pés os homens nobres,
Posta nas palmas toda a picardia,

Estupendas usuras nos mercados,
Todos os que não furtam muito pobres,
E eis aqui a cidade da Bahia.

01. De acordo com os versos da primeira estrofe, o seu lírico considera os governantes da Bahia
a) bons administradores.            b) corruptos.            c) incompetentes.             d) capacitados.

02. No verso “Que nos quer governar cabana e vinha”, o sentido dado pelo eu lírico as palavras sublinhadas são respectivamente:
a) Esposa e filhos.             B) Casa e trabalho.            c) Casa e amigos.           d) Amigos e trabalho.

03. Ainda com relação ao verso “Que nos quer governar cabana e vinha”, que figura de linguagem foi empregada pelo autor?
a) Metáfora.              b) Hipérbole.               c) Antítese.              d) Metonímia.

04. A expressão “o mundo inteiro” no quarto verso refere-se
a) ao Brasil colonial.                b) o planeta Terra.            c) a Bahia.         d) o Nordeste açucareiro.

05. Os versos da primeira estrofe apresentam um tom de
a) ironia.                     b) humor.                      c) conformação.                    d) admiração.

06. Nos versos “Não sabem governar sua cozinha” e “E podem governar o mundo inteiro”, encontramos três figuras de linguagem que são:
a) Paradoxo – metáfora – hipérbole.
b) Antítese – metáfora – hipérbato.
c) Metáfora – paradoxo – metonímia.
d) Paradoxo – metonímia – hipérbole.

07. Em “Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha” temos um exemplo de
a) paradoxo.               b) gradação.                c) aliteração.              d) antítese.

08. Nos versos da segunda estrofe, o eu poético destaca
a) o desejo exacerbado de poder e riqueza dos governantes da Bahia.
b) o controle que o poder exercia sobre a vida particular dos moradores da Bahia.
c) a degradação moral da sociedade baiana.
d) a desonestidade das autoridades da Bahia.

09. Que tipo de preconceito o eu lírico deixa transparecer nos versos da penúltima estrofe?
a) Homofobia.          b) Preconceito linguístico        c) Machismo.            d) Racismo.

10. Pela leitura do poema, é falso afirmar que
a) o eu lírico sustenta que só quem furta deixa de ser pobre.
b) o eu lírico se coloca como conhecedor das pessoas e dos costumes da Bahia.
c) o eu lírico enfatiza o desejo exacerbado dos comerciantes locais por poder e riqueza.
d) o eu lírico aprecia a esperteza dos mulatos, no trato com os homens nobres.

11. Todas as alternativas abaixo apresentam  sinônimos de “picardia”, exceto
a) desconsideração.       b) desfeita.             c) velhacaria.          d) preconceito.   

12. O texto acima se enquadra em que vertente poética do autor?
a) Poesia lírica.      b) Poesia sacra.       c) Poesia satírica.         d) Poesia pornográfica.

13. A hipérbole é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero. Temos hipérbole em
a) “E podem governar o mundo inteiro”.
b) “A cada canto um grande conselheiro”.
c) “Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha”.
d) “Muitos mulatos desavergonhados”.




Gabarito


01. c     02.b   03.d    04.c     05.a     06.d     07.b    08.b    09.d     10.d   11.d   12.b      13.a

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

25 comentários:

  1. Em cada porta um bem frequente olheiro ,
    Que a vida do vizinho e da vizinha
    Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha,
    Para levar à praça e ao terreiro

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  2. Muitos mulatos desavergonhados,
    Trazidos pelos pés os homens nobres,
    Posta nas palmas toda a picardia,

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  3. Estupendas usuras nos mercados
    ,
    Todos os que não furtam muito pobres,
    E eis aqui a cidade da Bahia.

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  4. Muitos mulatos desavergonhados,
    Trazidos pelos pés
    os homens nobres,
    Posta nas palmas toda a picardia,

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  5. A cada canto um grande conselheiro,
    Que nos quer governar cabana
    e vinha;
    Não sabem governar sua cozinha,
    E podem governar o mundo inteiro.

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  6. A cada canto um grande conselheiro,
    Que nos quer governar cabana
    e vinha;
    Não sabem governar sua cozinha,
    E podem governar o mundo inteiro.

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  7. Muitos mulatos desavergonhados,
    Trazidos pelos pés os homens
    nobres,
    Posta nas palmas toda a picardia,

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  8. Tô precisando de mais textos assim para estudar

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  9. Ainda com relação ao verso “Que nos quer governar cabana e vinha”, que figura de linguagem foi empregada pelo autor?

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  10. Todos os que não furtam muito pobres,
    E eis aqui a cidade da Bahia
    .

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  11. Que tipo de preconceito o eu lírico
    deixa transparecer nos versos da penúltima estrofe?

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  12. De acordo com os versos da primeira estrofe, o seu lírico considera os governantes da Bahia
    ?

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  13. Nos versos
    “Não sabem governar sua cozinha” e “E podem governar o mundo inteiro”, encontramos três figuras de linguagem que são?

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  14. Estupendas usuras nos mercados
    ,
    Todos os que não furtam muito pobres,
    E eis aqui a cidade da Bahia.

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  15. Todas as alternativas abaixo apresentam sinônimos
    de “picardia”, exceto qual?

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  16. Super interessante os artigos colocados aqui
    , tem alguns que são novidade pra mim..

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  17. Preciso ter algumas atividades para complementar meu plano de aula

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