Os sertões
Euclides da Cunha
Então, a travessia das veredas sertanejas é
mais exaustiva que a de uma estepe nua.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo
de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o
olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai;
repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em
lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto
desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos,
entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo
solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…
Vocabulário
Espinescente: que cria espinhos.
Estepe: vasta planície ou região semidesértica.
Flexuoso: sinuoso, ondulante.
Urticante: que queima como urtiga.
Vereda: trilha que marca o rumo a seguir.
01. De acordo com o trecho,
o lugar onde vive o sertanejo pode ser caracterizado como
a) receptivo b) asqueroso c) rude d)
violento
02. “Nesta, ao
menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das
planuras francas.”, o termo em destaque se refere
a) travessia b) estepe c) exaustiva d)
caatinga
03. O trecho apresenta uma
descrição da (o)
a) fauna local b) economia local c) flora local d) clima local
04. Segundo o trecho, a
estepe em relação a caatinga é
a) mais vantajosa b) mais segura c) mais imprevisível d)
mais perturbadora
O sertanejo é,
antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços
neurastênicos do litoral.
A sua aparência, entretanto, ao primeiro
lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o
desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto.
Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar
sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de
membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar
de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando
parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a
cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo
sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a
passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num
bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das
trilhas sertanejas. E se na marcha estaca pelo motivo mais vulgar, para enrolar
um cigarro, bater o isqueiro, ou travar ligeira conversa com um amigo, cai logo
– cai é o termo – de cócoras, atravessando largo tempo numa posição de
equilíbrio instável, em que todo o seu corpo fica suspenso pelos dedos grandes
dos pés, sentado sobre os calcanhares, com uma simplicidade a um tempo ridícula
e adorável.
É o homem permanentemente fatigado.
Reflete a preguiça invencível, a atonia
muscular perene, em tudo: na palavra remorada, no gesto contrafeito, no andar
desaprumado, na cadência langorosa das modinhas, na tendência constante à
imobilidade e à quietude.
Entretanto, toda
esta aparência de cansaço ilude.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la
desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos,
transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente
exigindo-lhe o desencadear das energias adormidas. O homem transfigura-se.
Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e
a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes, aclarada pelo olhar
desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa
instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura
vulgar do tabaréu canhestro, reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de
um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e
agilidade extraordinárias.
Vocabulário
Adormido: adormecido.
Atonia: perda do tônus, das forças.
Estadear: manifestar, demonstrar.
Hércules: personagem da mitologia, caracterizado por
ter uma força incomum.
Neurastênico: fraco, irritado.
Espenda: parte da sela em que se apoia a coxa do
cavaleiro.
Quasímodo: personagem corcunda da obra O corcunda de
Notre Dame, de Victor Hugo.
Remorado: adiado, retardado.
Tabaréu: soldado inexperiente; pessoa inapta para
fazer alguma coisa; caipira.
Canhestro: falto de habilidade, de destreza (diz-se de
pessoa); desajeitado, inabilidoso, que tem vergonha; ressabiado, tímido.
Titã: personagem da mitologia; pessoa dotada de
força extraordinária.
Transmutação: ato ou efeito de transformar-se.
Combalido: fisicamente
abalado, enfraquecido.
05. No trecho ao fazer a
oposição do sertanejo ao homem do litoral, o narrador destaca
a) a superioridade da
inteligência e força do homem do litoral em relação ao sertanejo.
b) a força e a valentia do
sertanejo apesar da aparência feia e pouco atlética.
c) a superioridade em todos
os aspectos do sertanejo com relação ao homem do litoral.
d) a inferioridade do
sertanejo na força e superioridade na constituição física.
06. A contradição na figura do
sertanejo expressa pela referência dos personagens Hércules-Quasímodo nos
revela que ele é
a) bonito e fraco b) inteligente e forte c) forte e feio d) atlético e ignorante
07. São características do
sertanejo citadas no trecho, EXCETO
a) não anda em linha reta.
b) encosta-se em toda parede
que encontra.
c) fica de cócoras para
conversar com amigos.
d) fala de modo acelerado.
08. De acordo com o trecho,
“toda esta aparência de cansaço ilude”, isso porque
a) ao surgir qualquer
incidente que exija força do sertanejo ele se transforma.
b) o sertanejo se faz de
fraco para enganar seus inimigos.
c) o sertanejo disfarça seus
talentos e habilidades para evitar confrontos.
d) ao aparentar cansaço
revela o quanto se prepara para os combates.
09. No trecho, há referências
ao sertanejo que foram utilizadas para destacar sua aparente fraqueza e
vulnerabilidade. As expressões abaixo são exemplos disso, EXCETO
a) organização combalida b) tabaréu canhestro c) titã acobreado d)
homem fatigado
Trecho
retirado da terceira parte da obra, “A luta”
Decididamente era indispensável que a
campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco
gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um
inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela
campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos
abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando
trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes
compatriotas retardatários.
[...]
Fechemos este livro.
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o
esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do
termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que
todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois
homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil
soldados.”
(CUNHA,
Euclides da. Os sertões. São Paulo: Círculo do Livro, 1975, p. 405 e
476.)
10. “Havia um inimigo mais
sério a combater, em guerra mais demorada e digna.”, segundo o texto qual seria
a guerra mais demorada e digna que deveria ser travada?
a) a que combatesse a fome
no sertão.
b) a que combatesse a
discriminação.
c) a que incorporasse os
sertanejos ao restante do país.
d) a que lutasse pela
República recém proclamada.
11. De acordo com a leitura
dos trechos, qual das características das obras pré-modernistas não faz parte
da obra “Os sertões”, de Euclides da Cunha?
a) preferência por assuntos históricos.
b) descrição e
caracterização de personagens típicos.
c) preferência pelo
contraste físico, social e moral.
d) emprego de uma linguagem
mais simples e coloquial.
12. O último parágrafo do
trecho nos revela que
a) Canudos estava numa
situação de desvantagem.
b) Canudos lutava sem
esperança de vencer.
c) Canudos caiu na primeira
batalha.
d) Canudos tinha defensores
bem preparados.
GABARITO:
1.C - 2.B - 3.C - 4.A - 5.B - 6.C -7.D - 8.A - 9.C - 10.C - 11.D - 12.A
Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário