quinta-feira, 2 de julho de 2020

OS SERTÕES, de Euclides da Cunha


Os sertões
Euclides da Cunha

Trecho retirado da primeira parte da obra, “A terra


Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…

Vocabulário
Espinescente: que cria espinhos.
Estepe: vasta planície ou região semidesértica.
Flexuoso: sinuoso, ondulante.
Urticante: que queima como urtiga.
Vereda: trilha que marca o rumo a seguir.


01. De acordo com o trecho, o lugar onde vive o sertanejo pode ser caracterizado como
a) receptivo            b) asqueroso           c) rude                   d) violento

02. “Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.”, o termo em destaque se refere
a) travessia            b) estepe               c) exaustiva            d) caatinga

03. O trecho apresenta uma descrição da (o)
a) fauna local          b) economia local              c) flora local           d) clima local

04. Segundo o trecho, a estepe em relação a caatinga é
a) mais vantajosa     b) mais segura        c) mais imprevisível           d) mais perturbadora

Trecho retirado da segunda parte da obra, “O homem


O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.

A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. E se na marcha estaca pelo motivo mais vulgar, para enrolar um cigarro, bater o isqueiro, ou travar ligeira conversa com um amigo, cai logo – cai é o termo – de cócoras, atravessando largo tempo numa posição de equilíbrio instável, em que todo o seu corpo fica suspenso pelos dedos grandes dos pés, sentado sobre os calcanhares, com uma simplicidade a um tempo ridícula e adorável.
É o homem permanentemente fatigado.
Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene, em tudo: na palavra remorada, no gesto contrafeito, no andar desaprumado, na cadência langorosa das modinhas, na tendência constante à imobilidade e à quietude.
Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes, aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
Vocabulário
Adormido: adormecido.
Atonia: perda do tônus, das forças.
Estadear: manifestar, demonstrar.
Hércules: personagem da mitologia, caracterizado por ter uma força incomum.
Neurastênico: fraco, irritado.
Espenda: parte da sela em que se apoia a coxa do cavaleiro.
Quasímodo: personagem corcunda da obra O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo.
Remorado: adiado, retardado.
Tabaréu: soldado inexperiente; pessoa inapta para fazer alguma coisa; caipira.
Canhestro: falto de habilidade, de destreza (diz-se de pessoa); desajeitado, inabilidoso, que tem vergonha; ressabiado, tímido.
Titã: personagem da mitologia; pessoa dotada de força extraordinária.
Transmutação: ato ou efeito de transformar-se.
Combalido: fisicamente abalado, enfraquecido.


05. No trecho ao fazer a oposição do sertanejo ao homem do litoral, o narrador destaca
a) a superioridade da inteligência e força do homem do litoral em relação ao sertanejo.
b) a força e a valentia do sertanejo apesar da aparência feia e pouco atlética.
c) a superioridade em todos os aspectos do sertanejo com relação ao homem do litoral.
d) a inferioridade do sertanejo na força e superioridade na constituição física.

06. A contradição na figura do sertanejo expressa pela referência dos personagens Hércules-Quasímodo nos revela que ele é
a) bonito e fraco   b) inteligente e forte       c) forte e feio       d) atlético e ignorante

07. São características do sertanejo citadas no trecho, EXCETO
a) não anda em linha reta.
b) encosta-se em toda parede que encontra.
c) fica de cócoras para conversar com amigos.
d) fala de modo acelerado.

08. De acordo com o trecho, “toda esta aparência de cansaço ilude”, isso porque
a) ao surgir qualquer incidente que exija força do sertanejo ele se transforma.
b) o sertanejo se faz de fraco para enganar seus inimigos.
c) o sertanejo disfarça seus talentos e habilidades para evitar confrontos.
d) ao aparentar cansaço revela o quanto se prepara para os combates.

09. No trecho, há referências ao sertanejo que foram utilizadas para destacar sua aparente fraqueza e vulnerabilidade. As expressões abaixo são exemplos disso, EXCETO
a) organização combalida   b) tabaréu canhestro  c) titã acobreado    d) homem fatigado

Trecho retirado da terceira parte da obra, “A luta

Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários.
[...]
Fechemos este livro.
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”
(CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Círculo do Livro, 1975, p. 405 e 476.)

10. “Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna.”, segundo o texto qual seria a guerra mais demorada e digna que deveria ser travada?
a) a que combatesse a fome no sertão.
b) a que combatesse a discriminação.
c) a que incorporasse os sertanejos ao restante do país.
d) a que lutasse pela República recém proclamada.

11. De acordo com a leitura dos trechos, qual das características das obras pré-modernistas não faz parte da obra “Os sertões”, de Euclides da Cunha?
a) preferência por assuntos históricos.
b) descrição e caracterização de personagens típicos.
c) preferência pelo contraste físico, social e moral.
d) emprego de uma linguagem mais simples e coloquial.

12. O último parágrafo do trecho nos revela que
a) Canudos estava numa situação de desvantagem.
b) Canudos lutava sem esperança de vencer.
c) Canudos caiu na primeira batalha.
d) Canudos tinha defensores bem preparados.




GABARITO:
1.C - 2.B - 3.C - 4.A - 5.B - 6.C -7.D - 8.A - 9.C -  10.C - 11.D - 12.A



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