segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É ela! É ela! É ela! É ela!, de Álvares de Azevedo -poema/ questões/gabarito

É ela! É ela! É ela! É ela!
Álvares de Azevedo

É ela! É ela! – murmurei tremendo,
E o eco ao longe murmurou – é ela!
Eu a vi... minha fada aérea e pura –
A minha lavadeira na janela!

Dessas águas-furtadas onde eu moro
Eu a vejo estendendo no telhado
Os vestidos de chita, as saias brancas;
Eu a vejo e suspiro enamorado!

Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!

Como dormia! Que profundo sono!...
Tinha na mão o ferro do engomado...
Como roncava maviosa e pura!...
Quase caí na rua desmaiado!

Afastei a janela, entrei medroso...
Palpitava-lhe o seio adormecido...
Fui beijá-la... roubei do seio dela
Um bilhete que estava ali metido...

Oh! De certo... (pensei) é doce página
Onde a alma derramou gentis amores;
São versos dela... que amanhã de certo
Ela me enviará cheios de flores...

Tremi de febre! Venturosa folha!
Quem pousasse contigo neste seio!
Como Otelo beijando a sua esposa,
Eu beijei-a a tremer de devaneio...

É ela! É ela! – repeti tremendo;
Mas cantou nesse instante uma coruja...
Abri cioso a página secreta...
Oh! Meu Deus! Era um rol de roupa suja!

Mas se Werther morreu por ver Carlota
Dando pão com manteiga às criancinhas,
Se achou-a assim mais bela, - eu mais te adoro
Sonhando-te a lavar as camisinhas!

É ela! É ela! Meu amor, minh’alma,
A Laura, a Beatriz que o céu revela...
É ela! É ela! – murmurei tremendo
E o eco ao longe suspirou – é ela!

01. O eu lírico do poema retrata a mulher amada
a) de forma grosseira
b) de forma idealizada
c) de forma objetiva
d) de forma desrespeitosa

02. A mulher amada pelo eu lírico
a) escrevia versos.
b) cortejava-lhe com flores.
c) enviava-lhe bilhetes.
d) era uma trabalhadora.

03. De acordo com os versos do poema o eu lírico
a) foi seduzido pela lavadeira.
b) morava próximo a lavadeira.
c) desejava declarar-se a lavadeira.
d) entregou um bilhete a lavadeira.

04. Revela ironia utilizada pelo poeta o verso
a) “Esta noite eu ousei mais atrevido”
b) “Palpitava-lhe o seio adormecido”
c) “Como roncava maviosa e pura”
d) “Eu a vejo e suspiro enamorado”

05. Apresenta uma hipérbole o verso
a) “Quase caí na rua desmaiado!”
b) “Mas cantou nesse instante uma coruja...”
c) “Ela me enviará cheios de flores”
d) “Ir espiar seu venturoso sono”

06. O eu lírico considera uma ousadia
a) beijar a lavadeira.
b) roubar um bilhete do seio da lavadeira.
c) ir olhar a lavadeira dormindo.
d) ler o bilhete guardado pela lavadeira.

07. O bilhete retirado do seio da lavadeira produz
a) uma expectativa no eu lírico.
b) uma situação constrangedora para ela.
c) um ciúme incontrolável no eu lírico.
d) um conflito ético no eu lírico.

08. O conteúdo do bilhete
a) deixou o eu lírico irritado.
b) decepcionou o apaixonado eu lírico.
c) magoou o eu lírico e manchou a imagem da lavadeira.
d) aumentou a adoração que o eu lírico tinha pela lavadeira.

Gabarito: 01. b 02. d 03.b 04. c 05. a 06. c 07. a 08. d


Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

16 comentários:


  1. É ela! É ela! – murmurei tremendo,
    E o eco ao longe murmurou – é ela!
    Eu a vi... minha fada aérea e pura –
    A minha lavadeira na janela
    !

    ResponderExcluir

  2. É ela! É ela! Meu amor, minh’alma,
    A Laura, a Beatriz
    que o céu revela...
    É ela! É ela! – murmurei tremendo
    E o eco ao longe suspirou – é ela!

    ResponderExcluir
  3. Ir espiar seu venturoso sono,
    Vê-la mais bela de Morfeu
    nos braços!

    ResponderExcluir
  4. Quem pousasse contigo neste seio!
    Como Otelo beijando a sua esposa,
    Eu beijei-a a tremer
    de devaneio...

    ResponderExcluir
  5. Oh! Meu Deus
    ! Era um rol de roupa suja!

    Boa expressão, né?

    ResponderExcluir
  6. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

    ResponderExcluir

  7. O ideal seria colocar atividades de todas as matérias seu blog
    , o que acha?

    ResponderExcluir




  8. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Deveria colocar mais questões relacionadas a adjuntos
    adverbiais.

    ResponderExcluir