segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO, de Augusto dos Anjos - poema, questões objetivas, gabarito

Psicologia de um vencido
                     Augusto dos Anjos

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

01. O poema tem como temática
a) a influência dos signos do zodíaco sobre a vida humana.
b) os medos enfrentados pelos homens durante a infância.
c) a angústia diante da decomposição fatal do corpo humano.
d) as doenças que levam o homem à morte.

02. Apresenta uma comparação os versos
a) “Sofro, desde a epigênese da infância
      A influência dos signos do zodíaco”
b) “Profundissimamente hipocondríaco,
      Este ambiente me causa repugnância...”
c) “E há de deixar-me apenas os cabelos,
      Na frialdade inorgânica da terra”
d) “Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ansia
      Que escapa da boca de um cardíaco.”

03. São palavras que fazem parte do vocabulário científico
a) guerra e terra
b) zodíaco e ânsia
c) inorgânica e epigênese
d) signos e operário.

04. Segundo os versos do poema, o eu lírico
a) é uma pessoa cardíaca.
b) declarou guerra a vida.
c) sente-se um verme.
d) considera-se um sofredor.

05. “Monstro de escuridão e rutilância”, o verso apresenta
a) uma antítese       b) um eufemismo     c) uma hipérbole      d) uma metonímia

06. O verme representa para o eu lírico
a) uma doença       b) um predador       c) um aliado    d) uma solução

Gabarito: 01. c 02. d 03. c 04. d 05. a 06. b


Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.



19 comentários:

  1. Seu blog realmente foi um achado.
    Muito obrigado pelo trabalho de compilar esses textos já com os exercícios.
    Ajudou e ainda há de me ajudar muito.
    Parabéns e obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Profundissimamente hipocondríaco,
    Este ambiente me causa repugnância...
    Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
    Que se escapa da boca de um cardíaco
    .

    ResponderExcluir
  3. Já o verme - este operário das ruínas -
    Que o sangue podre das carnificinas
    Come, e à vida em geral declara guerra

    ResponderExcluir
  4. Anda a espreitar meus olhos
    para roê-los,
    E há de deixar-me apenas os cabelos,
    Na frialdade inorgânica da terra!

    ResponderExcluir
  5. Guardo textos como este para estudar depois!

    ResponderExcluir
  6. Profundissimamente hipocondríaco,
    Este ambiente me causa repugnância...
    Sobe-me à boca uma ânsia análoga
    à ânsia
    Que se escapa da boca de um cardíaco.

    ResponderExcluir
  7. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

    ResponderExcluir

  8. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir

  9. Salvo todos os artigos em um arquivo
    e sempre tô olhando pra não esquecer rs

    ResponderExcluir
  10. Já havia entrado em um dos seus artigos, por isso estou sempre por aqui
    rs

    ResponderExcluir