quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SONETO, de Luís de Camões - poema/ questões objetivas/ gabarito

Soneto
                                  Luís de Camões

Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
Andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que me mata e não se vê;

Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como, e dói não sei por quê.

01. Segundo os versos do poema, o eu lírico
a) está à procura do Amor.
b) está amando e cheio de esperanças.
c) está seguro devido ao Amor.
d) está sem esperança.

02. Ao se dirigir ao Amor, na primeira estrofe, percebe-se por parte do eu lírico um tom de
a) súplica         b) desafio          c) ameaça        d) euforia

03. Por que o eu lírico não teme as novas artes do Amor?
a) Porque o eu lírico não possui mais esse sentimento.
b) Porque onde falta esperança não há desgosto.
c) Porque a esperança que ele tem o faz sentir mais seguro.
d) Porque ele não teme nada, nem os perigos de um mar bravo.

04. Apresenta uma contradição a justaposição dos termos da expressão
a) novo engenho   b) bravo mar     c) perigosas seguranças    d) novas artes

05. “Busque Amor novas artes, novo engenho”, o termo em destaque tem o sentido de
a) artimanha         b) trabalho                 c) objetivo            d) solução

06. De acordo com o eu lírico do texto, o Amor gera
a) segurança          b) esperança            c) sofrimento          d) dúvidas

07. “Amor um mal, que me mata e não se vê;” o verso sugere que o Amor é
a) indefinido          b) misterioso          c) passageiro            d) intransigente

08. A última estrofe revela que
a) o eu lírico realmente é imune as artes do Amor.
b) o eu lírico busca descobrir as razões do Amor.
c)  o Amor ainda consegue atingir o eu lírico.
d) o Amor abandona o destemido eu lírico.

Gabarito: 01. d 02. b 03. b 04. c 05. a 06. c 07. b 08. c

47 comentários:

  1. isso e materia para professor de portugues nao o que eu queria!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua ajuda em ter publicado esse texto com gabarito resposta.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Agradeço sua ajuda em ter publicado esse texto com gabarito resposta.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto e exercícios de interpretação. Parabéns pelas questões. Obrigado, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, adorei as questões!Me ajudou muito a entender a interpretação desse lindo soneto,obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, mais. Qual tipo de poema é este? Quantas estrofes há no poema? Quantos versos constitui o poema? Qual tipo de rima do poema?

    ResponderExcluir
  7. Soneto,14 versos,2 quartetos e 2 tercetos; ABAB.ABAB.CDE.CDE.

    ResponderExcluir
  8. Olhai de que esperanças
    me mantenho!
    Vede que perigosas seguranças!
    Que não temo contrastes nem mudanças,
    Andando em bravo mar, perdido o lenho.

    ResponderExcluir
  9. Mas, conquanto não pode haver desgosto

    Onde esperança falta, lá me esconde
    Amor um mal, que me mata e não se vê;

    ResponderExcluir
  10. Busque Amor novas artes
    , novo engenho,
    Para matar-me, e novas esquivanças;
    Que não pode tirar-me as esperanças,
    Que mal me tirará o que eu não tenho.

    ResponderExcluir
  11. Ao se dirigir ao Amor , na primeira estrofe, percebe-se por parte do eu lírico um tom de que galera?

    ResponderExcluir
  12. Que dias há que na alma me tem posto
    Um não sei quê, que nasce
    não sei onde,
    Vem não sei como, e dói não sei por quê.

    ResponderExcluir
  13. Olhai de que esperanças
    me mantenho!
    Vede que perigosas seguranças!

    ResponderExcluir
  14. Que não temo contrastes nem mudanças,
    Andando em bravo
    mar, perdido o lenho.

    ResponderExcluir
  15. Como faz pra te seguir nas redes
    sociais e ter mais acessos aos textos?

    ResponderExcluir
  16. Dá pra elaborar um bom plano
    de aula com essas atividades

    ResponderExcluir
  17. Seu site
    já está em meus favoritos, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  18. Incrível as atividades
    , gostei muito! Ajuda bastante nos estudos diários!

    ResponderExcluir

  19. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

    ResponderExcluir

  20. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Excelente exercícios, poderia postar mais sobre a nova ortografia
    . Obrigada!

    ResponderExcluir

  22. Com o gabarito
    tudo fica mais fácil, dá mais segurança pra corrigir depois!

    ResponderExcluir

  23. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

    ResponderExcluir
  24. Vejo o quanto os materiais fornecidos aqui são de suma importância para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  25. O ideal seria colocar atividades de todas as matérias seu blog
    , o que acha?

    ResponderExcluir
  26. Super interessante os artigos colocados aqui
    , tem alguns que são novidade pra mim..

    ResponderExcluir
  27. Entro constantemente no seu site
    para estudar..

    ResponderExcluir

  28. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

    ResponderExcluir
  29. Salvo todos os artigos em um arquivo
    e sempre tô olhando pra não esquecer rs

    ResponderExcluir
  30. O ideal seria vc expor atividades de outras matérias
    também, né?

    ResponderExcluir
  31. Faço projeto de estudos com crianças aqui na minha cidade, adorei seu site
    !

    ResponderExcluir

  32. Já havia entrado em um dos seus artigos, por isso estou sempre por aqui
    rs

    ResponderExcluir

  33. Grande benefício para os leitores ter artigos
    como estes, parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Seria possível colocar atividades
    relacionadas a orações subordinadas?

    ResponderExcluir

  35. Preciso ter algumas atividades para complementar meu plano de aula

    ResponderExcluir
  36. Deveria colocar mais questões relacionadas a adjuntos
    adverbiais.

    ResponderExcluir
  37. Os assuntos
    abordados são de suma importância para quem estuda a língua portuguesa

    ResponderExcluir

  38. Já olhei algumas de suas atividades
    , são excelentes!

    Seu site
    não precisa de mais nada, conteúdos muito bons!

    ResponderExcluir