quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SONETO, de Luís de Camões - poema/ questões objetivas/ gabarito

Soneto
                                  Luís de Camões

Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
Andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que me mata e não se vê;

Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como, e dói não sei por quê.

01. Segundo os versos do poema, o eu lírico
a) está à procura do Amor.
b) está amando e cheio de esperanças.
c) está seguro devido ao Amor.
d) está sem esperança.

02. Ao se dirigir ao Amor, na primeira estrofe, percebe-se por parte do eu lírico um tom de
a) súplica         b) desafio          c) ameaça        d) euforia

03. Por que o eu lírico não teme as novas artes do Amor?
a) Porque o eu lírico não possui mais esse sentimento.
b) Porque onde falta esperança não há desgosto.
c) Porque a esperança que ele tem o faz sentir mais seguro.
d) Porque ele não teme nada, nem os perigos de um mar bravo.

04. Apresenta uma contradição a justaposição dos termos da expressão
a) novo engenho   b) bravo mar     c) perigosas seguranças    d) novas artes

05. “Busque Amor novas artes, novo engenho”, o termo em destaque tem o sentido de
a) artimanha         b) trabalho                 c) objetivo            d) solução

06. De acordo com o eu lírico do texto, o Amor gera
a) segurança          b) esperança            c) sofrimento          d) dúvidas

07. “Amor um mal, que me mata e não se vê;” o verso sugere que o Amor é
a) indefinido          b) misterioso          c) passageiro            d) intransigente

08. A última estrofe revela que
a) o eu lírico realmente é imune as artes do Amor.
b) o eu lírico busca descobrir as razões do Amor.
c)  o Amor ainda consegue atingir o eu lírico.
d) o Amor abandona o destemido eu lírico.

Gabarito: 01. d 02. b 03. b 04. c 05. a 06. c 07. b 08. c

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

25 comentários:

  1. isso e materia para professor de portugues nao o que eu queria!!!!!

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  2. Agradeço sua ajuda em ter publicado esse texto com gabarito resposta.
    Obrigado

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  3. Agradeço sua ajuda em ter publicado esse texto com gabarito resposta.
    Obrigado

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  4. Excelente texto e exercícios de interpretação. Parabéns pelas questões. Obrigado, foi muito útil.

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  5. Ótimo, adorei as questões!Me ajudou muito a entender a interpretação desse lindo soneto,obrigada!

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  6. Excelentes questões, muito obrigada!

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  7. Muito legal, mais. Qual tipo de poema é este? Quantas estrofes há no poema? Quantos versos constitui o poema? Qual tipo de rima do poema?

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  8. Olhai de que esperanças
    me mantenho!
    Vede que perigosas seguranças!
    Que não temo contrastes nem mudanças,
    Andando em bravo mar, perdido o lenho.

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  9. Mas, conquanto não pode haver desgosto

    Onde esperança falta, lá me esconde
    Amor um mal, que me mata e não se vê;

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  10. Busque Amor novas artes
    , novo engenho,
    Para matar-me, e novas esquivanças;
    Que não pode tirar-me as esperanças,
    Que mal me tirará o que eu não tenho.

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  11. Ao se dirigir ao Amor , na primeira estrofe, percebe-se por parte do eu lírico um tom de que galera?

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  12. Que dias há que na alma me tem posto
    Um não sei quê, que nasce
    não sei onde,
    Vem não sei como, e dói não sei por quê.

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  13. Olhai de que esperanças
    me mantenho!
    Vede que perigosas seguranças!

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  14. Que não temo contrastes nem mudanças,
    Andando em bravo
    mar, perdido o lenho.

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  15. Como faz pra te seguir nas redes
    sociais e ter mais acessos aos textos?

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  16. Dá pra elaborar um bom plano
    de aula com essas atividades

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  17. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

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  18. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

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  19. Os assuntos
    abordados são de suma importância para quem estuda a língua portuguesa

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