terça-feira, 13 de setembro de 2011

SONETO LXII, de Cláudio Manuel da Costa - poema/ questões objetivas/ gabarito

SONETO LXII
Cláudio Manuel da Costa

Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes oiteiros;
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte rico, e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da cidade o lisonjeiro encanto;

Aqui descanse a louca fantasia;
E o que te agora se tornava em pranto,
Se converta em afetos de alegria.

01. O poema apresenta como temática
a) o encanto que a vida na cidade produz.
b) a vida sofrida e cansativa no meio rural.
c) a superioridade do ambiente rural em relação ao urbano.
d) a superioridade do ambiente urbano em relação ao rural.

02. O interlocutor do eu lírico é
a) os montes       b) Corino         c) Almendro      d) os vaqueiros

03. “Torno a ver-vos, ó montes; o destino/Aqui me torna a pôr nestes oiteiros;” os versos destacados revelam
a) saudade       b) regresso         c) arrependimento      d) decepção

04. De acordo com os versos do poema, o eu lírico
a) lamenta sua saída da Corte.
b) expressa desprezo pela choupana.
c) planeja retornar a Corte.
d) valoriza a vida simples e natural.

05. Segundo o texto, a vida na Corte para o eu lírico
a) tem mais valia.
b) gerava infelicidade.
c) tinha mais afeto.
d) era cheia de alegria.

Gabarito: 01. c 02. a 03. b 04. d 05. b

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

17 comentários:

  1. Se o bem desta choupana
    pode tanto,
    Que chega a ter mais preço, e mais valia,
    Que da cidade o lisonjeiro encanto;

    ResponderExcluir
  2. Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
    Os meus fiéis
    , meus doces companheiros,
    Vendo correr os míseros vaqueiros
    Atrás de seu cansado desatino.

    ResponderExcluir
  3. Torno a ver-vos, ó montes; o destino
    Aqui me torna a pôr nestes oiteiros;
    Onde um tempo os gabões
    deixei grosseiros
    Pelo traje da Corte rico, e fino.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o texto, a vida na Corte para o eu lírico significa o que?

    ResponderExcluir
  5. Podem me mandar por email mais textos como este?

    ResponderExcluir

  6. Aqui descanse a louca fantasia;
    E o que te agora se tornava em pranto,
    Se converta em afetos
    de alegria.

    ResponderExcluir
  7. Legais os textos que vc coloca aqui
    , obrigada"!

    ResponderExcluir

  8. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

    ResponderExcluir
  9. O ideal seria colocar atividades de todas as matérias seu blog
    , o que acha?

    ResponderExcluir
  10. Os assuntos
    abordados são de suma importância para quem estuda a língua portuguesa

    ResponderExcluir