sábado, 17 de setembro de 2011

A frouxidão no amor é uma ofensa, de Bocage - poema/ questões objetivas/gabarito

A frouxidão no amor é uma ofensa
                                                 Bocage
A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.
Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.
Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso,
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.
Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo e não me faz ditoso.

01. Para o eu lírico, o amor
a) em demasia ofende o ser amado.
b) é um sentimento supremo.
c) tem algumas recompensas.
d) deve ser uma entrega total.

02. No verso “Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!”, o eu lírico expressa
a) uma comparação    b) uma suposição      c) uma dúvida       d) uma ironia

03. Segundo os versos do poema, as atitudes da mulher amada
a) surpreendem o eu lírico.
b) desagradam o eu lírico. 
c) enlouquecem o eu lírico.
d) encantam o eu lírico.

04. O eu lírico apresenta-se no poema como uma pessoa
a) racional       b) passional           c) ingrato       d) violento

05. De acordo com o poema
a) o eu lírico sente-se preso e infeliz.
b) o eu lírico sente-se plenamente amado.
c) o eu lírico considera a pessoa amada dura e ingrata.
d) o eu lírico vive bem com a pessoa amada apesar das diferenças.

Gabarito: 01. d 02 .a 03. b 04. b 05. a

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

21 comentários:

  1. o texto tem uma boa interpretação,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
    Eu descoro, eu praguejo
    , eu ardo, eu gemo;
    Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
    Em sombras a razão se me condensa

    ResponderExcluir
  3. Tu só tens gratidão, só tens brandura
    ,
    E antes que um coração pouco amoroso,
    Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

    ResponderExcluir
  4. Talvez me enfadaria aspecto iroso,
    Mas de teu peito
    a lânguida ternura
    Tem-me cativo e não me faz ditoso.

    ResponderExcluir
  5. Talvez me enfadaria aspecto iroso,
    Mas de teu peito a lânguida
    ternura
    Tem-me cativo e não me faz ditoso.

    ResponderExcluir
  6. O eu lírico apresenta-se no poema como uma pessoa em que sentido?

    ResponderExcluir
  7. Tu só tens gratidão, só tens brandura,
    E antes que um coração pouco amoroso
    ,
    Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

    ResponderExcluir
  8. A frouxidão no amor
    é uma ofensa, será? rs

    ResponderExcluir
  9. Tu só tens gratidão, só tens brandura,
    E antes que um coração
    pouco amoroso,
    Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

    ResponderExcluir
  10. A gratidão
    significa tudo quando vc reconhece que ganhou o que nem mereceu!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom mesmo seu site
    , tô aproveitando muita coisa nas minhas aulas

    ResponderExcluir

  12. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

    ResponderExcluir
  13. Excelente exercícios, poderia postar mais sobre a nova ortografia
    . Obrigada!

    ResponderExcluir

  14. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

    ResponderExcluir

  15. Os assuntos
    abordados são de suma importância para quem estuda a língua portuguesa.

    ResponderExcluir