domingo, 4 de setembro de 2011

VIA LÁCTEA (SONETO XIII) de Olavo Bilac - poema/ questões objetivas/gabarito

VIA LÁCTEA
Soneto XIII
                              Olavo Bilac

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

01. O eu lírico do poema dirige-se em versos
a) ao leitor       b) as estrelas       c) a um amigo        d) a Via Láctea

02. “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo/ Perdeste o senso!” os versos em destaque expressam
a) uma censura        b) uma sugestão        c) uma proibição       d) uma indagação

03. De acordo com o eu lírico, para comunicar-se com as estrelas é necessário
a) perder o senso
b) abrir as janelas
c) acordar durante a noite
d) estar amando.

04. O verso “Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,” revela
a) uma postura racional do eu lírico.
b) o predomínio da emoção sobre a razão do eu lírico.
c) uma contenção de sentimentos por parte do eu lírico.
d) um comportamento desprendido por parte do eu lírico.

05. “... Pois só quem ama pode ter ouvido/Capaz de ouvir e de entender estrelas.” os versos destacados apresentam
a) uma conseqüência     b) um conselho           c) uma explicação       d) uma crítica

06. “Tresloucado amigo!/Que conversas com elas? Que sentido/Tem o que dizem, quando estão contigo?”
 o uso de aspas nesses versos indica
a) reprodução de uma fala.
b) presença de gíria.
c) existência de uma crítica.
d) utilização de ironia.

Gabarito: 01. c 02. a 03. d 04. b 05. c 06. a


Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.


20 comentários:

  1. O certo não seria usar travessão em vez de aspas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as aspas podem substituir o travessão. Contudo, pode ficar no meio da narração.

      Excluir

  2. Direis agora: “Tresloucado amigo!
    Que conversas
    com elas? Que sentido
    Tem o que dizem, quando estão contigo?”

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Para obedecer a métrica , o autor teve que criar outro verso.

      Excluir
  4. Tresloucado amigo!/Que conversas
    com elas? Que sentido/Tem o que dizem, quando estão contigo?”

    ResponderExcluir
  5. O verso “Cintila. E, ao vir do sol
    , saudoso e em pranto,” revela?

    ResponderExcluir
  6. E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
    Pois só quem ama
    pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

    ResponderExcluir
  7. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

    ResponderExcluir
  8. Deveria colocar mais questões relacionadas a adjuntos
    adverbiais.

    ResponderExcluir