domingo, 11 de setembro de 2011

Minha desgraça, de Álvares de Azevedo - poema/ questões objetivas/gabarito

MINHA DESGRAÇA
Álvares de Azevedo

Minha desgraça, não, não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco...

Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro...
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...

Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito assim blasfema,
É ter para escrever todo um poema,
E não ter um vintém para uma vela.

01. O eu lírico considera-se desgraçado
a) por ser um poeta sem reconhecimento.
b) por não ser correspondido amorosamente.
c) por ser explorado pela mulher amada.
d) por não ter recurso para comprar uma vela.

02. A desventura do poeta é de ordem
a) familiar      b) financeira           c) sentimental        d) física

03. Foi utilizada uma metáfora no verso
a) “Ter duro como pedra o travesseiro...”
b) “Minha desgraça, não, não é ser poeta,”
c) “Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido”
d) “Não é andar de cotovelos rotos”

04. “Nem na terra de amor não ter um eco”, de acordo com o verso, pode-se concluir que o eu lírico
a) ama e não é correspondido.
b) desconhece o amor.
c) está à procura de um amor.
d) viveu muitos amores.

05. Segundo os versos do poema
a) o eu lírico, por ser poeta, é tratado como um boneco.
b) o eu lírico sofre por não ter inspiração para escrever um poema.
c) o eu lírico aceita resignado o fato de não ter um vintém.
d) o eu lírico lamenta sua condição de total penúria.

06. “Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...” o verso expressa que
a) o dinheiro aquece a vida de todos.
b) o dinheiro governa a vida de todos.
c) o dinheiro ilumina a vida de todos.
d) o dinheiro suja a vida de todos.

07. “Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido”, a reticência foi utilizada para
a) indicar continuação de uma ação ou fato.
b) indicar suspensão ou interrupção do pensamento.
c) representar, na escrita, hesitações comuns na língua falada.
d) realçar uma palavra ou expressão.

Gabarito: 01. d 02. b 03. c 04. a 05. d 06. b 07. c

45 comentários:

  1. Oi linda, tbm sou professor de L. Portuguesa e gostei muito dos exercícios do seu blog!!! Parabéns
    Me add no face!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, professora, gostei! Me ajudou bastante! ;)

    ResponderExcluir
  3. Exatamente o que eu estava procurando, estou me preparando e todo ajuda é bem vinda, estou escrevendo um artigo que vai se chamar: corpo d21 funciona

    ResponderExcluir
  4. Minha desgraça, ó cândida
    donzela,
    O que faz que o meu peito assim blasfema,
    É ter para escrever todo um poema,
    E não ter um vintém para uma vela.

    ResponderExcluir

  5. Não é andar de cotovelos
    rotos,
    Ter duro como pedra o travesseiro...
    Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido
    Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...

    ResponderExcluir
  6. Minha desgraça, não, não é ser poeta
    ,
    Nem na terra de amor não ter um eco,
    E meu anjo de Deus, o meu planeta
    Tratar-me como trata-se um boneco...

    ResponderExcluir
  7. Nem na terra de amor não ter um eco”, de acordo com o verso, pode-se concluir que o eu lírico?

    ResponderExcluir
  8. Fiquei na dúvida com algumas coisas aqui, só eu que fiquei?

    ResponderExcluir
  9. E meu anjo de Deus
    , o meu planeta
    Tratar-me como trata-se um boneco...

    ResponderExcluir
  10. Excelente atividades, seu site
    tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  11. O mundo é um lodaçal
    perdido
    Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...

    ResponderExcluir
  12. É ter para escrever todo um poema
    ,
    E não ter um vintém para uma vela.

    ResponderExcluir

  13. Seu site
    já está em meus favoritos, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  14. Incrível as atividades
    , gostei muito! Ajuda bastante nos estudos diários!

    ResponderExcluir
  15. Inclusive, já passei algumas para meus alunos
    e eles adoraram!

    ResponderExcluir

  16. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Excelente exercícios, poderia postar mais sobre a nova ortografia
    . Obrigada!

    ResponderExcluir

  18. Com o gabarito
    tudo fica mais fácil, dá mais segurança pra corrigir depois!

    ResponderExcluir
  19. Só de analisar as atividades, vejo o quanto que seu site
    é bom!

    ResponderExcluir
  20. Vejo o quanto os materiais fornecidos aqui são de suma importância para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  21. O ideal seria colocar atividades de todas as matérias seu blog
    , o que acha?

    ResponderExcluir
  22. Super interessante os artigos colocados aqui
    , tem alguns que são novidade pra mim..

    ResponderExcluir
  23. Entro constantemente no seu site
    para estudar..

    ResponderExcluir
  24. Como é gratificante encontrar artigos como este
    , bem interessante.

    ResponderExcluir
  25. Salvo todos os artigos em um arquivo
    e sempre tô olhando pra não esquecer rs

    ResponderExcluir

  26. O ideal seria vc expor atividades de outras matérias
    também, né?

    ResponderExcluir
  27. Faço projeto de estudos com crianças aqui na minha cidade, adorei seu site
    !

    ResponderExcluir

  28. Já havia entrado em um dos seus artigos, por isso estou sempre por aqui
    rs

    ResponderExcluir
  29. Grande benefício para os leitores ter artigos
    como estes, parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Seria possível colocar atividades
    relacionadas a orações subordinadas?

    ResponderExcluir

  31. Preciso ter algumas atividades para complementar meu plano de aula

    ResponderExcluir
  32. Deveria colocar mais questões relacionadas a adjuntos
    adverbiais.

    ResponderExcluir
  33. Os assuntos
    abordados são de suma importância para quem estuda a língua portuguesa.

    ResponderExcluir

  34. Já olhei algumas de suas atividades
    , são excelentes!

    Seu site
    não precisa de mais nada, conteúdos muito bons!

    ResponderExcluir