sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Transforma-se o amador na coisa amada, Luís Vaz de Camões - poema/ questões objetivas/ gabarito

Soneto
                       Luís Vaz de Camões

Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
 
Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está liada.
 
Mas esta linda e pura semidéia,
que, como um acidente em seu sujeito,
assim co’a alma minha se conforma,
 
está no pensamento como idéia:
[e] o vivo e puro amor de que sou feito,
como a matéria simples busca a forma.


01. Segundo os versos do poema de Camões
a) o eu lírico critica a pessoa amada.
b) o eu lírico declara-se a pessoa amada.
c) o eu lírico reflete sobre o seu sentimento amoroso.
d) o eu lírico lamenta por não ser correspondido amorosamente.

02. É responsável pela transformação do amador na cousa amada
a) o desejo
b) o descanso
c) o muito imaginar
d) o puro amor

03. Apresenta uma justificativa o verso
a) “Se nela está minha alma transformada”
b) “Mas esta linda e pura semidéia”
c) “está no pensamento como idéia”
d) “pois em mim tenho a parte desejada”

04. “Se nela está minha alma transformada”, o termo em destaque refere-se a
a) cousa amada
b) semidéia
c) alma
d) forma


Gabarito:  01. c 02. c 03. d 04. a

Caso deseje publicar a atividade produzida por mim em algum blog, favor adicionar um link, com meu nome e/ou do blog onde a atividade foi publicada originalmente. Já tive a desagradável surpresa de ver algumas atividades desse blog reproduzidas em outros sem qualquer referência.

22 comentários:

  1. Meus parabéns! Seu blog me auxiliou muito com todas essas questões gabaritadas! Nós, professores, precisamos desse apoio mútuo de sala dos professores. Saúde e sucesso procê!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas esta linda e pura
    semidéia,
    que, como um acidente em seu sujeito,
    assim co’a alma minha se conforma

    ResponderExcluir
  3. Se nela está minha alma transformada,
    que mais deseja o corpo
    de alcançar?
    Em si somente pode descansar,
    pois consigo tal alma está liada.

    ResponderExcluir
  4. Mas esta linda e pura semidéia,
    que, como um acidente
    em seu sujeito,
    assim co’a alma minha se conforma,

    ResponderExcluir

  5. Mas esta linda
    e pura semidéia,
    que, como um acidente em seu sujeito,
    assim co’a alma minha se conforma,

    ResponderExcluir
  6. “Se nela está minha alma
    transformada”, o termo em destaque refere-se a que?

    ResponderExcluir
  7. Se nela está minha alma
    transformada,
    que mais deseja o corpo de alcançar?
    Em si somente pode descansar,
    pois consigo tal alma está liada.

    ResponderExcluir
  8. Se nela está minha alma transformada,
    que mais deseja o corpo
    de alcançar?

    ResponderExcluir
  9. Analisei seu blog
    e vi que possui muitas atividades que ajudam os professores, parabéns!

    ResponderExcluir

  10. Grande benefício para os leitores ter artigos
    como estes, parabéns!

    ResponderExcluir

  11. Preciso ter algumas atividades para complementar meu plano de aula

    ResponderExcluir